Reeleito, Pedro Strozenberg tomou posse na quinta-feira (23)

 

O defensor-geral do estado, André Castro, empossou o atual ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ), novamente no cargo, para o exercício do segundo mandato à frente da Ouvidoria Geral da instituição. Reeleito para o biênio 2018-2019, Pedro Daniel Strozenberg assinou o termo de posse, nesta quinta-feira (23), em solenidade realizada na sede da DPRJ com a presença de defensoras e defensores, de servidoras e servidores e de representantes da sociedade civil.

– O cargo de ouvidor é muito importante para reforçar e reafirmar o papel da Defensoria Pública como uma instituição totalmente voltada à defesa da sociedade e da população mais carente e necessitada, da população que mais sofre nesse país – destacou André Castro na solenidade de posse do ouvidor-geral, e prosseguiu:

– É porque estamos em um momento muito difícil de crise no estado e porque essa crise se abate de uma maneira ainda mais severa sobre a população mais pobre, que a Defensoria Pública tem que se reinventar e encontrar meios de atender cada vez mais e melhor a população do nosso estado e uma dessas ferramentas, sem sombra de dúvidas, é a Ouvidoria Geral – acrescentou Castro.

Essa é a segunda eleição realizada pela DPRJ a partir de candidaturas referenciadas por entidades que possuem representantes em conselhos estaduais de Direitos do estado do Rio de Janeiro e com atividades cuja finalidade coincide com as áreas de atuação da Defensoria. Na primeira, Pedro Strozenberg foi indicado pelo Instituto Brasileiro de Análises Socioeconômicas (Ibase) e, nessa última, pela Associação Casa Fluminense.

Aberto o processo eleitoral para a chefia da Ouvidoria Geral e feitas as indicações pelas entidades, foi realizada a eleição no dia 29 de setembro para a formação da lista tríplice e, na ocasião, Pedro Strozenberg recebeu maioria de votos. Em seguida, a lista foi enviada para análise do Conselho Superior da DPRJ que, no dia 20 de outubro, reelegeu o atual ouvidor-geral.

– O lugar da Ouvidoria é aquele capaz de produzir inquietações, de produzir encontros e transformações, de construir pedagogicamente esse espaço, contribuindo para a  mudança cultural, na construção da identidade da instituição e do diálogo institucional – disse o ouvidor-geral reeleito, que prosseguiu:

– Temos o dever de saber escutar as pessoas, de saber acolher e de fazer desse um trato humanizado. Assim eu espero contribuir para a Defensoria e para a sociedade, fazendo da DPRJ uma instituição pública humanizada, capaz de ser referência de uma sociedade com mais justiça legal, com mais justiça social, com mais capacidade de transformação e com menos desigualdades – ressaltou.

 

Sociedade civil participou da solenidade

Coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes, a também cientista social Sílvia Ramos esteve presente na solenidade e falou sobre a atuação da Ouvidoria a partir da implementação de um novo modelo para o órgão em 2016, que, desde então, passou a ser chefiado na Defensoria por alguém que não é integrante da carreira.

– A Ouvidoria tem esse papel de fazer a ponte e as mediações entre a população que se sente injustiçada pela polícia ou por uma política de Saúde, de Educação ou mesmo do Consumidor com a Justiça. E o ouvidor tem uma capacidade imensa de produzir a redução da sensação de distanciamento que há entre a Justiça e a população, promovendo a aproximação com o cidadão – disse.

Representante da União Popular de Favelas e morador da Rocinha, Xaolin completou:

– A atuação da Ouvidoria é muito importante porque a sociedade civil – e especialmente a favela – passa a ter um diálogo direto com a Ouvidoria, que também pode acionar outras instituições ou o Executivo – observou.

– É fundamental mantermos todos os canais de diálogo possíveis. Não só para as políticas públicas das quais participa a Secretaria de Segurança e as polícias, mas para a sociedade como um todo – ressaltou o superintendente de Educação e Prevenção da Secretaria estadual de Segurança, Leonardo Mazzurana.



VOLTAR