A Semana da Servidora e do Servidor da DPRJ foi encerrada com palestra sobre as condições psicossociais no trabalho

 

A Semana da Servidora e do Servidor da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) foi marcada por uma série de atividades e também pela publicação no Diário Oficial da Resolução DPGE 904, de 26 de outubro de 2017. Publicada na sexta-feira (27), a resolução cria um grupo de trabalho para tratar da política de relacionamento profissional na instituição e da prevenção ao assédio e à discriminação, tendo, entre os seus objetivos, o de apresentar um projeto voltado à implementação dessa política e o de sugerir, ainda, campanhas institucionais e cartilhas sobre os temas.

Presidido pelo 1º subdefensor público-geral, o grupo de trabalho terá em sua composição duas pessoas indicadas pela Secretaria Geral, quatro defensores indicados pela Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj), dois servidores indicados pela Associação dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Asdperj) e dois servidores extraquadro/cedidos indicados pela Diretoria de Gestão de Pessoas, além da Ouvidoria Geral.

– A gente entende que vai construir uma Defensoria Pública mais democrática por meio do diálogo com a sociedade civil, com servidoras e servidores, com defensoras e defensores e com estagiárias e estagiários. Se as questões financeiras não podem ser solucionadas em curto prazo – e sabemos que a necessidade é enorme –, buscamos outros caminhos para que haja o sentimento de pertencimento à instituição, seja na capacitação ou fortalecendo as diretorias com servidores e, agora, com o grupo de trabalho para o combate ao assédio e à discriminação – destacou o 2º subdefensor público-geral do estado, Rodrigo Baptista Pacheco, no último dia de atividades da Semana da Servidora e do Servidor da DPRJ.

– Estamos abertos à construção desse diálogo não só para valorizar a carreira de vocês, mas, principalmente, para prestar um serviço público melhor – completou.

Com programação dos dias 25 a 27 de outubro, a Semana da Servidora e do Servidor da Defensoria Pública foi encerrada na sexta (27) e contou, pela manhã, com ginástica laboral ensinada pela fisioterapeuta e servidora da DPRJ, Carla Valeria Lage Ribeiro, e com aula de Krav Magá de Bruno Gusmão, instrutor filiado à Federação Sul Americana de Krav Magá.

À tarde foi realizada no auditório da Fundação Escola Superior da DPRJ (Fesudeperj) a palestra “Condições Psicossociais no Trabalho”. Mediada por Pedro Strozenberg, a palestra foi iniciada pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Roberto Norris, que entre outros pontos abordou as dificuldades hoje enfrentadas em decorrência de um número cada vez maior de casos de assédio moral, chamando a atenção para os efeitos causados pelo problema, como o aumento de pessoas em quadro depressivo e até suicídios.

– O que tem levado a esse aumento é um despreparo e, durante muito tempo, a falta de iniciativa no sentido de primeiramente reconhecer a existência do problema e, em segundo lugar, de enfrentá-lo. Em terceiro está a questão de enfrentá-lo de maneira correta, procurando os caminhos certos para a solução – observou o desembargador.

Também participante da palestra, a psicóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rita de Cássia Ramos Louzada, lembrou que as instituições precisam pensar a organização do trabalho para enfrentar o assédio internamente.

– Defende-se um serviço público de qualidade, mas, para isso, é preciso que o servidor esteja bem para assim trabalhar. Um servidor assediado acaba baixando a produtividade e isso cria problemas institucionais. E ninguém tem interesse no assédio: a instituição não quer diminuir a produtividade e o funcionário não quer sofrer no trabalho – disse.

Para a presidente da Asdperj, Thaís Rabelo, o assédio precisa ser debatido.

– Se o mercado privado fala sobre o assunto, nós também precisamos discutir o tema porque temos como finalidade servir ao público e, por isso, é importante o cuidado interno com quem presta o serviço público – observa Thaís.

O evento foi encerrado com um coquetel e com sorteio de brindes oferecidos pelos apoiadores.

Texto: Bruno Cunha

 



VOLTAR