Defensor público-geral do estado inaugura nova sede em Campo Grande

 

O defensor público-geral do estado, André Castro, inaugurou as novas instalações da Defensoria Pública do estado do Rio de Janeiro (DPRJ) no bairro carioca de Campo Grande, na Zona Oeste da cidade. Em solenidade realizada nesta segunda-feira (23), ele deu início às operações da instituição na Sede Operacional Thais Moya, unidade própria localizada no edifício comercial Campo Grande Business e batizada com o nome da combativa defensora pública Thais Moya, que faleceu em fevereiro deste ano após 35 anos de atuação em prol da defesa dos seus assistidos, exercendo um notável protagonismo na política institucional.

Em funcionamento no quarto andar do edifício, a Sede Operacional Thais Moya conta com ambientes climatizados, copa espaçosa e com 25 salas e, entre elas, uma ampla recepção equipada com TV e a sala de mediação. Há também espaços voltados à mensageria e à triagem qualificada, serviços que garantem maior agilidade no atendimento ao público. 

– É uma enorme alegria participar da inauguração da sede de Campo Grande e é um grande desafio levar a Defensoria Pública para um local mais adequado no meio da crise pela qual atravessa o nosso estado. E viver esse desafio cotidianamente, conseguindo vitórias, é muito gratificante. Além disso, dá uma enorme satisfação porque não trata-se de um fato isolado: essa é a 15ª inauguração que a Defensoria Pública faz ao longo desses quase três anos de gestão e com a felicidade de dar a esse importante centro de atendimento o nome de uma defensora pública tão aguerrida, tão combativa e que dedicou a sua vida inteira profissionalmente à Defensoria Pública – destacou André Castro referindo-se à Thais Moya.

Presente na solenidade, o 1º subdefensor-geral do estado, Denis Praça, também falou sobre a mudança na estrutura da Defensoria Pública e sobre a escolha do nome da defensora pública homenageada.

– Chegar aqui e ver a Sede Operacional Thais Moya, sem dúvida alguma, nos enche de energia para que possamos prosseguir nessa caminhada. Campo Grande hoje tem uma das melhores sedes e só temos a agradecer por isso. E sobre a Thais, só tenho a dizer que foi impressionante tudo o que ela fez em favor da Defensoria Pública, principalmente nos últimos 10 anos: foi duas vezes conselheira classista, foi diretora da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj), foi diretora da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (Fesudeperj) e foi duas vezes presidente da Caixa de Assistência aos Membros da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Camarj), que viveu com a Thais um período áureo – observou Denis Praça.


Titular da 5ª Vara Cível de Campo Grande, o defensor público Luiz Felipe Drummond representou os titulares em atuação na nova sede, que conta com 17 órgãos de atuação.

– É com grande satisfação que hoje estamos reunidos aqui para a inauguração da Sede Operacional Thais Moya, batizada com o nome de uma pessoa extremamente simples, dedicada, comprometida com a Defensoria Pública e intransigente também com o direito dos nossos assistidos. Se nós pudermos retribuir essa homenagem com todo o nosso empenho também na defesa e na satisfação do usuário, estaremos reconhecendo tudo o que a Thais fez de importante para nós – ressaltou Luiz Felipe Drummond.

Tamima de Souza, filha de Thais Moya, agradece a homenagem feita à mãe

 

Emocionada, a filha de Thais, Tamima de Souza, agradeceu a homenagem:

– Eu e meu irmão estamos muito honrados e esperamos que, não só nessa sede mas nas outras, os defensores públicos possam lembrar que, muito mais que um cargo e um salário, estão aqui para priorizar o hipossuficiente e de alguma forma ajudar o Brasil que nós temos, tão vasto e tão diferente – disse.

Novas instalações em Campo Grande garantem mais conforto e agilidade no atendimento 

 

Veja mais fotos da inauguração aqui

Texto: Bruno Cunha

Fotos: Erick Magalhães



VOLTAR