Os formandos com o certificado de conclusão, ao lado do defensor geral André Castro, da defensora Carla Beatriz e do prefeito Marcelo Crivella

 

André Luiz Lima, Leandro Mateus Martins e outros cinco alunos da primeira turma do Projeto Resgate, destinado à capacitação e à inserção no mercado de trabalho de pessoas em situação de rua, saíram da cerimônia de formatura, nesta quarta-feira (28), com a certeza de estarem empregados.  Durante a solenidade, além do certificado de conclusão e da carteira profissional, receberam também uniformes da rede Supermarket, na qual exercerão atividades como repositor, fiscal de salão e balconista do setor de laticínios.  O projeto é fruto da parceria entre a Defensoria Pública do Rio e a Prefeitura.  

A primeira turma de formandos foi composta de 12 alunos.  Outros 15 estão inscritos para a próxima fase do curso, que oferece encontros semanais de capacitação e, principalmente, oportunidade de colocação no mercado de trabalho formal, por meio de empresas madrinhas que se juntem ao projeto.

— As instituições precisam unir forças para tentar estabelecer políticas públicas para pessoas em situação tão vulnerável —, resumiu o defensor público-geral, André Castro.

O prefeito Marcelo Crivella, que também participou da solenidade, acrescentou:

— Estamos nos propondo a fazer o melhor, e para fazer o melhor é preciso priorizar.  

A defensora Carla Beatriz Nunes Maia, do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, destacou a relevância do Resgate e o ineditismo da proposta:

— O encaminhamento dessa turma de formandos confirma que falta a pessoas em situação de rua o acesso a políticas públicas corretas — disse.

Leandro Martins, que já trabalhou como garçom e no comércio, não tem dúvidas:

— Nada é mais importante que a chance de conseguir emprego de carteira assinada. Enfrentei muitos problemas, ninguém quer dar oportunidade a moradores de rua ou a quem dorme em abrigos, sem endereço certo.

Orador da turma de formandos, André Lima, que já tem experiência como fiscal de supermercado, agradeceu, em nome da turma, “o apoio e a confiança” depositados em cada um dos acolhidos pelo projeto.  “A pessoa não é pobre pela forma como vive, mas pela forma como pensa”, disse.

Além dos sete alunos do Resgate admitidos pela Supermarket,  há dois que passam por processo seletivo em  outra empresa;  e há uma moça que  conseguiu emprego antes mesmo da conclusão do curso.

A solenidade de formatura foi realizada na sede da Defensoria, onde também acontecem os encontros semanais de capacitação. Cada turma freqüenta quatro aulas sobre documentação exigida pelos empregadores, direitos  e deveres do trabalhador, noções de trabalho em equipe e de higiene.

Também prestigiaram a solenidade a secretária municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Clarissa Garotinho; o coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria, Fabio Amado; o diretor-geral do Centro de Estudos Jurídicos, José Augusto Garcia; e o defensor federal Renan Vinicius Sotto Mayor. 

 

Foto: Ascom/Prefeitura

 

 



VOLTAR