Programa Médico na Escola já passou por sete instituições de ensino da rede municipal


 
Cerca de 20% dos alunos da rede municipal de Duas Barras, submetidos à consulta médica dentro da própria instituição onde estudam, acabaram sendo encaminhados para tratamento com oftalmologistas. É o que mostra um balanço do Programa Médico na Escola, criado por sugestão da Defensoria Pública do Estado do Rio e desenvolvido na cidade da Região Serrana desde fevereiro último. A iniciativa será lançada oficialmente nesta quarta-feira (28), em uma cerimônia marcada para às 13h, no Colégio Municipal Ex-Combatente Amancio Pinto, no Centro do município. 

O programa Médico na Escola foi criado por lei municipal de iniciativa do município, aprovada no ano passado. O texto foi sugerido à prefeitura pela DPRJ, que na época realizava o projeto Defensoria Pública Cumprindo seu Papel na Educação. O defensor público Marcelo Carletto afirmou que a ideia teve como objetivo atender a um pedido dos próprios professores, que suspeitavam que a dificuldade no aprendizado teria relação com problemas de saúde. 

– Esta foi uma demanda dos professores, que detectaram que as crianças não eram submetidas a exames básicos de saúde, por iniciativa dos pais e de forma periódica. Era notório que muitos alunos não estavam em condições de ensino. Então, junto com as secretarias de saúde e educação, estamos sanando esses problemas e assim dando condições para que as crianças atinjam seu máximo no aprendizado – explicou o defensor. 

A iniciativa já passou por sete escolas municipais. São submetidos às consultas com clínico geral e enfermeiros todos os alunos com até 18 anos de idade, da pré-escola ao ensino médio. Segundo Carletto, graças a iniciativa, já foi possível identificar alunos até com problemas cardíacos. 

O programa Médico na Escola será lançado oficialmente em uma cerimônia que contará com a participação do defensor público-geral do Estado, André Castro, e de integrantes das Secretarias de Saúde e Educação. O evento é aberto à imprensa. Na ocasião, também haverá a premiação do 2º Concurso de Redação da Defensoria Pública em Duas Barras, realizado com alunos da região. 

Serviço:
O que: Lançamento do programa Médico na Escola. 
Onde: Colégio Municipal Ex-Combatente Amancio Pinto, no Centro do município. 
Horário: 13h. 
 



VOLTAR