A ação social no Parque Paulista: cerca de 500 pessoas atendidas

 

Cerca de 2.500 pessoas foram atendidas pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, nas quatro ações sociais realizadas no município como parte das comemorações pelo Maio Verde, uma alusão à cor da instituição no mês em que se comemora o Dia Nacional da Defensoria Pública e o Dia do Defensor Público. Levando orientação jurídica e gratuita a toda a população presente, as iniciativas também contaram com a emissão de ofícios de gratuidade para a retirada de segunda via de documentos como carteira de identidade, certidão de nascimento e casamento, entre outros serviços.

A última delas aconteceu nesta sexta-feira (26) com a presença de pelo menos 500 pessoas na Praça José de Jesus, na Vila Operária, e resultou na emissão de uma média de 400 ofícios de gratuidade. Além de defensores públicos atuantes na região e de funcionários, a ação social também contou com a participação de estagiários moradores do município que, inclusive, escolheram os locais de realização dos quatro eventos.

– Quando as defensoras e os defensores vão ao encontro do assistido, os laços da Defensoria Pública com eles são fortalecidos e a consequência disso é o aumento da confiança no nosso trabalho e na instituição. Além disso, as ações sociais permitem trabalhar as futuras gerações, na medida em que também fortalecem os laços dos estagiários, todos moradores de Caxias e futuros defensores públicos, com a população – destaca a defensora pública Renata Tavares, atuante em Duque de Caxias.

A primeira ação social do mês aconteceu no dia 5 de maio nas dependências do Ciep Municipalizado Henrique de Souza Filho Henfil, no Parque Paulista, com direito a oficina de grafite para as crianças e de leitura para os pais. Na ocasião, a Defensoria Pública atendeu mais de 500 pessoas e emitiu cerca de 500 ofícios de gratuidade.

A população também marcou presença na segunda ação social realizada em Caxias no mês de maio, quando ao menos 500 pessoas compareceram ao Ciep Escola Municipal Célia Rabelo, em Xerém, no dia 12. Só nessa ação foram emitidos cerca de 450 ofícios de gratuidade.

Já no dia 17 de maio foi a vez da quadra da Grande Rio receber a iniciativa da DPRJ, que atraiu um público ainda maior: foram pelo menos mil pessoas presentes e mais de 700 ofícios de gratuidade emitidos.

Texto: Bruno Cunha

Fotos: Divulgação / Marcelo Silva

Ação social no Parque Paulista também contou com oficina de grafite

Participantes da oficina grafitando a palavra Educação

No Parque Paulista, a média foi de 500 atendimentos

A ação social chegou à quadra da Grande Rio, que recebeu cerca de mil pessoas

O público presente na ação social em Xerém

A iniciativa também foi realizada na Vila Operária



VOLTAR