O Concurso de Desenho e Redação Palavra Viva chega à sua terceira edição já com um novo desafio para os participantes. Depois de responderem às perguntas “Como eu me imagino aos 25 anos?”, que foi o tema do primeiro concurso, e “Para quem você daria uma medalha de ouro?”, o tema do segundo, as crianças e os adolescentes que se inscreverem no terceiro terão de apresentar trabalhos sobre a “Educação”.

De iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) e realizado em parceria com a secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o concurso foi lançado em solenidade realizada na prefeitura, na terça-feira (16), e com a apresentação do Grupo Passinho Carioca e do Serviço de Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social Dodô da Portela.

– Além de estimular a criatividade, o concurso também é uma forma de garantir o direito de participação e o direito de serem ouvidos e de ter a sua opinião considerada, conforme previsto na Convenção sobre os Direitos da Criança das Organizações das Nações Unidas e também no Estatuto da Criança e do Adolescente – destaca a coordenadora de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da DPRJ, Eufrásia Maria Souza das Virgens.

A iniciativa é voltada a crianças e adolescentes atendidos pela secretaria, dos 3 aos 17 anos, nas seguintes modalidades: Acolhimento institucional, público e/ou conveniado; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Programa Família Acolhedora; e, estreando nessa edição, Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto (liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade).

Abertas a partir do dia 8 de junho, as inscrições poderão ser feitas pela direção da unidade em que a criança e o adolescente estiver vinculado até o dia 31 de agosto. Os vencedores participarão de uma tarde de autógrafos em data e local ainda a serem definidos pela organização do concurso, que também conta com a parceria do Museu de Arte Moderna (MAM) e do Projeto Circulando.

Texto: Bruno Cunha

Fotos: Erick Magalhães

 



VOLTAR