Formado por pessoas em situação de rua e também por pessoas que um dia já viveram nas ruas, o coral Uma Só voz acaba de completar um ano de existência e de apresentações realizadas com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) e de instituições integrantes da rede de Assistência Social. A última delas aconteceu na sexta-feira (5) e em grande estilo: para comemorar a data, o projeto musical levou mais de 30 cantores ao Teatro Municipal do Rio, no Centro.

Pela primeira vez no local, o grupo conheceu as dependências do Municipal e ocupou um lugar especial no teatro, o das estrelas. E com um repertório composto por canções da música popular brasileira e por homenagem a Vinicius de Moraes e a Tom Jobim, cantou, no Foyer, para o público presente.

– Todos estavam muito emocionados e um até lembrou das muitas vezes em que dormiu em frente ao Teatro Municipal sem nem imaginar que um dia poderia estar ali, cantando para as pessoas – conta a defensora pública Carla Beatriz Nunes Maia, representante da DPRJ no conselho gestor do projeto Uma Só Voz.

Presente no evento, ela acompanhou a apresentação do coral, cujo projeto, em menos de um ano, retirou 30 pessoas das ruas.

– A participação das pessoas que trabalham na Assistência Social demonstrou que toda a rede está irmanada em um só objetivo e é o de reinserir a população em situação de rua na sociedade. Projetos simples como esse provam que há saída para as ruas. As pessoas que nelas vivem precisam ser apoiadas para que sejam autoras de sua própria história – destaca Carla Beatriz.

Texto: Bruno Cunha

Fotos: Lorena Mossa

 



VOLTAR