Findo o primeiro biênio da atual Administração da Defensoria Pública, o Coordenador Geral do Interior, Marcelo Leão, apresentou relatório estatístico sobre a estrutura da instituição nas 10 regiões de atuação, onde foram constatados importantes avanços do início de 2015 ao final de 2016.

Entre eles, um maior número de órgãos de atuação com defensores públicos titulares nas comarcas do Interior, passando de 128 em janeiro de 2015 para 146 em dezembro de 2016, havendo ainda mais 7 órgãos a serem abertos em futuras remoções. Isso só foi possível graças ao êxito da alteração legislativa, por iniciativa do DPGE, que permitiu Defensores Públicos substitutos assumirem titularidade.

Outro ponto que mereceu destaque foi a estrutura de pessoal, com um avanço significativo, tendo os gráficos demonstrado um incremento no número de servidores concursados, onde se dobrou o número de técnicos de nível superior e um acréscimo no número de técnicos médios. O número de funcionários extraquadros também teve considerável aumento.

Ainda nesse biênio foi realizado o primeiro concurso para Residente Jurídico, com a posse de 116, que estão em atuação nos diversos órgãos de atuação do interior.

Quanto a estrutura física, o avanço também foi notado, com reformas em 11 subsedes e a inauguração de 10 novas, todas de excelente padrão e com a mesma identificação visual. Ainda no início de 2017 estão previstas mais 4 inaugurações.

- A prioridade nesse primeiro biênio era a recuperação da estrutura física e de pessoal dos órgãos de atuação do interior. Muito se avançou nesse sentido, mas ainda há muito o que se fazer. E vamos continuar fazendo. No segundo biênio, temos que avançar nas relações com os poderes constituídos, na implantação da tutela coletiva no interior e na qualificação dos servidores. Além disso, a Região 01 (Baixada Fluminense) está sendo incorporada à Coordenadoria do Interior, o que trará novos desafios - disse o Coordenador Geral do Interior.



VOLTAR