Nesta segunda edição, 36 trabalhos de crianças e adolescentes foram selecionados

 

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) encerrou o II Concurso de Redação e Desenho Palavra Viva com chave, ou melhor, com medalha de ouro para as crianças e os adolescentes inscritos nessa segunda edição do projeto. Inspirada nas Olimpíadas Rio 2016, a inciativa da instituição e da secretaria municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) homenageou os participantes com a "condecoração" durante a premiação dos 36 trabalhos selecionados pela comissão julgadora.

O evento realizado nesta terça-feira (13) revelou no Museu de Arte Moderna (MAM) os nomes dos artistas e dos escritores premiados, por enquanto, no concurso. Eles receberam mochila, livro e muitos incentivos para que continuem produzindo suas obras. O evento contou com a apresentação do coral Uma Só Voz. 

- É uma honra muito grande participar da cerimônia de premiação de um concurso de tamanha importância para as crianças e os adolescentes. Todos os participantes estão de parabéns pelos desenhos, muito bem executados, e também pelas redações, que estão muito bonitas. Ambos os trabalhos refletem muito do que estão sentindo e tudo isso é transformador para nós. As minhas homenagens a todas e todos - destacou o defensor-geral do Estado, André Castro.

O concurso voltado à garantia da livre expressão de crianças e adolescentes foi lançado no dia 1º de novembro em evento realizado na Biblioteca Parque, no Centro do Rio. Para desenvolver os desenhos e as redações, os participantes tiveram como tema a pergunta "Para quem você daria uma medalha de ouro?"

- O concurso de desenho e redação estimula a criatividade e valoriza o desempenho das crianças e dos adolescentes, que merecem toda a nossa atenção e o nosso cuidado, respeitando o direito às manifestações através da escrita e do desenho. Cada vez que incentivamos uma criança ou um adolescente a escrever ou a se expressar através de desenho estamos passando uma mensagem de estímulo à criatividade. Esperamos que a próxima edição seja ainda melhor e com mais participação e que o Município continue com essa parceria para viabilizar a realização desse importante projeto - destacou a coordenadora de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da DPRJ (Cdedica), Eufrásia Maria Souza das Virgens.

A segunda edição do concurso recebeu 248 inscrições para as quatro categorias de participantes: os que se encontram em acolhimento institucional; os que estão em acolhimento familiar; os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em liberdade assistida ou que prestam serviços comunitários; e os atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que é da prefeitura.

A adolescente Jennifer Cristina, de 17 anos, garantiu a sua participação no concurso. E também o seu prêmio.

- Fiz uma redação e nela respondi que daria uma medalha de ouro para mim mesma. Já passei por muitas coisas na vida e acho que mereço essa homenagem. Porque não? A participação no concurso faz com que a gente olhe para nós mesmos - explicou.

Texto: Bruno Cunha 



VOLTAR