A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) formou, nesta quinta-feira (8),  a primeira turma do Curso de Formação Defensores da Paz. Em solenidade realizada no auditório do 2º andar da sede, os 35 moradores e lideranças comunitárias que participaram do projeto receberam diploma e crachá de identificação com a presença de amigos e familiares. A partir de agora, eles poderão atuar em suas comunidades como multiplicadores dos conhecimentos jurídicos adquiridos.

- A maior aproximação com a sociedade civil é um dos sonhos que nós, defensores públicos e defensoras públicas aqui presentes, sempre tivemos para a instituição. E a formação dessa primeira turma simboliza muito isso. A minha profunda admiração por todas e todos que saíram do trabalho, seja ele remunerado ou doméstico, para vir à Defensoria Pública debater direitos humanos e cidadania, buscando informação para atuar em sua comunidade, a partir de hoje, como um multiplicador. Um agradecimento especial também aos defensores que ministraram as aulas neste tão importante curso - destacou o 2º subdefensor-geral do Estado, Rodrigo Baptista Pacheco.

O curso inciado em 19 de maio - Dia da Defensoria Pública e também do Defensor Público -, foi encerrado na Semana dos Direitos Humanos e no Dia da Justiça, que é celebrado em 8 de dezembro. O projeto de iniciativa da Coordenadoria de Programas Institucionais da DPRJ e do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) contou com o apoio da extinta secretaria especial de Direitos Humanos.

- Esse é um momento muito especial também para a nossa instituição, que cumpre o seu papel de promover a educação em direitos para a conscientização e o empoderamento de pessoas que, de alguma forma, se encontram em situação de vulnerabilidade. Estamos entregando à sociedade 35 líderes comunitários que, com os conhecimentos adquiridos durante o curso, tornaram-se agentes multiplicadores das informações necessárias para que cada vez mais pessoas saibam os seus direitos e como reivindicá-los - observou a coordenadora de Programas Institucionais, Daniella Vitagliano.

A iniciativa da instituição representa a etapa final da Caravana de Direitos realizada, em 2015, no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. Para o atendimento aos moradores nas comunidades, foram ministradas aos alunos 20 aulas de várias matérias, de Direitos Humanos à Habitação, Infância e Juventude, Registro Civil, técnicas de mediação de conflitos e direitos trabalhistas e previdenciários, entre outras.

- A partir de hoje, esse vínculo de cada um de vocês com a Defensoria Pública só vai ficar cada vez mais forte e mais vigoroso. Junto com todos nós, essas mensagens chegarão à sociedade, aos locais de aflição, aos locais de privação de liberdade e onde vocês vislumbrarem violações. Estaremos sempre unidos e sempre à disposição para que cada um de nós, no seu campo, na sua vida e no seu atuar possa ser, efetivamente, um defensor e um construtor da paz - disse o coordenador do Nudedh, Fabio Amado.

Orador da turma, Sergio Clemente da Silva agradeceu pelo aprendizado.

- Hoje é um dia de muita alegria para todos nós. Aprendemos muito no decorrer do curso, que mostrou a todos que temos direitos e precisamos fazer a diferença. Muito obrigado aos professores por mostrar que temos direitos cíveis, trabalhistas, do Consumidor e outros - falou Sergio.

O presidente da Associação de Moradores do Complexo da Penha, Luis Claudio dos Santos, também comemorou.

- É uma satisfação muito grande receber o diploma de um curso de tamanha importância e em que aprendemos muito. Ser um defensor da paz é um orgulho e uma conquista também para a comunidade, que estará mais informada sobre os seus direitos e os seus deveres - ressaltou.

Liderança comunitária na Vila Cruzeiro, Olaci de Oliveira Luiz já coloca em prática o que aprendeu.

- Oriento as pessoas e, agora, poderei fazer os encaminhamentos necessários, seja na área de Direitos Humanos ou para a retirada de documentos. O curso nos trouxe uma bagagem muito grande - disse.

Texto: Bruno Cunha



VOLTAR