O defensor público-geral André Castro explica que a mediação será priorizada no novo espaço

 

O defensor público-geral do Rio de Janeiro, André Castro, inaugurou as novas instalações do Núcleo de Primeiro Atendimento de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, em solenidade realizada nesta terça-feira (27). O local tem 121,4 metros quadrados e teve a reforma antecipada pela Defensoria Pública do Estado após ter sido atingido, no ano passado, por uma explosão decorrente de vazamento de gás em uma pizzaria próxima.

O novo espaço é climatizado e totalmente adaptado para pessoas com deficiência. Para melhor atender ao cidadão, também há salas de espera com TV, bebedouros e computadores novos.

– Com a missão de colocar a Defensoria Pública ainda mais próxima da população e dos usuários dos nossos serviços, essa é a 10ª inauguração que fazemos e isso é um retrato de que nós priorizamos a porta de entrada e esse cartão de visitas da instituição em que se acolhe tão generosamente a população. Como fizemos recentemente em Vila Isabel, mudamos a conformação dos Núcleos de Primeiro Atendimento para que possamos ter um espaço voltado à mediação, evitando, portanto, o ajuizamento de demandas sempre que pudermos ter a perspectiva de resolver o problema do assistido de uma maneira mais adequada, mais ágil e mais eficiente – destacou André Castro.

Para o 1º subdefensor-geral do estado, Denis Praça, a instituição avança com iniciativas como essa.

– A Defensoria Pública está cada vez mais preocupada com o usuário, com o seu conforto e com a prestação de um serviço cada vez melhor porque isso fortalece a instituição para que ela consiga crescer e entregar um serviço ainda melhor. Não temos dúvida alguma de que, quanto maior o nosso poder de transformar, mais forte a instituição fica – disse.

Presente na solenidade, a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj), Juliana Lintz, elogiou as novas instalações.

– Quero assinalar a minha extrema satisfação de participar dessa reinauguração hoje, louvando a Administração Superior da Defensoria Pública que está cumprindo o compromisso de trazer dignidade ao defensor público, melhorando as instalações e trazendo dignidade ao dia a dia do defensor público. E mais: demonstrando um cuidado com a população e com os usuários dos serviços da Defensoria Pública, que passam a ter um local para que melhor sejam atendidos. Isso só eleva a autoestima do defensor e do nosso usuário também – ressaltou.

Titular em São Cristóvão desde 1999, o defensor público Sérgio Luis Monteiro Sampaio também destacou a melhoria no atendimento para o público local de cerca de 60 mil pessoas, sendo muitas delas vindas de outros 12 bairros.

– Esse núcleo hoje é entregue à população de São Cristóvão – e, na verdade a de uns 12 bairros que atendemos -, e que aguardava ansiosamente pelas novas instalações. A Defensoria Pública está fazendo com que esse núcleo seja realmente aquilo que a população esperava e isso me faz crer que daqui por diante as minhas forças se renovam ao primeiro dia em que entrei para a Defensoria Pública – afirmou.

Também participaram da solenidade a secretária-geral, Marcia Cristina Fernandes; a coordenadora dos Núcleos de Primeiro Atendimento da DPRJ, Fátima Saraiva; o defensor público titular da 3ª Vara de Família de Duque de Caxias, Marcos Aires; e o tenente Eduardo Alves, representando o comandante do 4º BPM.

Texto: Bruno Cunha



VOLTAR