Os deputados iniciaram o expediente no plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na tarde de terça-feira, 18, homenageando os defensores púbicos do estado do Rio de Janeiro pela passagem do Dia Nacional da Defensoria Pública que aconteceu no dia 19 de maio.
Em seu discurso, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Fortalecimento da Defensoria Pública do Estado, deputado Mário Marques (PSDB), lembrou da importância de garantir a autonomia administrativa e financeira da Defensoria Pública:
– É importante apoiarmos o fortalecimento de uma instituição que merece ser reconhecida, principalmente, pelo trabalho que tem realizado em prol das pessoas menos favorecidas do nosso estado. Essa é uma homenagem mais do que justa.
O deputado Rodrigo Neves (PT) também destacou no plenário a importância da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, que garante a luta para que o Estado democrático de direito seja consolidado.
– A missão da instituição é indispensável para a consolidação da democracia. Queremos mais avanços e conquistas.
Gilberto Palmares saudou os defensores públicos presentes:
- O papel da Defensoria Pública é fundamental para que se tenha justiça nesse país. O defensor público é o advogado dos pobres.
O defensor público geral José Raimundo Batista Moreira, em seu discurso, lembrou a parceria entre a Alerj e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro:
– Os defensores conquistaram avanços importantes com o apoio desta Casa.
José Raimundo Batista Moreira comentou ainda para os parlamentares da grande importância da realização da terceira edição da campanha permanente 'Cidadania, eu defendo' abre o ciclo de atendimento ao grande público, que aconteceu nesta quarta-feira, 19, na Estação das Barcas, na Praça 15 de Novembro, no Centro do Rio de Janeiro. “A campanha deste ano tem enfoque na informação e o tema é: cidadão consciente conhece seus direitos. Como o local onde faremos o atendimento é bastante movimentado, acredito que muitas pessoas serão atendidas”, comemorou o defensor geral.
O deputado Luís Paulo fez menção à defensora pública Luzanilba Pereira, pelo grandioso trabalho que ela vem realizando na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Compareceram ao plenário da Alerj: o defensor público geral do Estado, José Raimundo Batista Moreira; o 1º subdefensor Líbero Atheniense e o 2º subdefensor Nilsomaro Rodrigues; e os defensores públicos: Darci Burlandi, Simone Estrellita, Denis Sampaio, Simone Moreira, Mônica Arrabida, Renata Cristina, Leonardo Guida, Eufrásia Maria Souza, Annie Abi, Américo Grilo, Mirella Tavares, Dilara Estepha, Adriana Cruz, Tânia Soares de Lima, João Henrique Vianna, Daniela Considera, Maria Isabel Dimota, Sara Raquel, Rogério Devisate, Nilson Bruno, Thaís Campos, Rodrigo Murtinho, Letícia Schneider, Dulce Marta, Enedir Adalberto, Carlos Alberto Dourado, Raul Portugal, entre outros defensores presentes.


VOLTAR