Funcionárias e pacientes do Hemorio aprenderam como agir em casos de violência doméstica contra a mulher em palestra realizada pela Defensora Pública Sula Caixeiro Omari, nesta quarta-feira, 25, na instituição. A Coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher Vítima de Violência (Nudem) explicou como a Lei Maria da Penha pode garantir proteção a quem sofre agressões físicas, patrimoniais, sexuais ou morais em suas relações íntimas de afeto, domésticas e familiares.

– O primeiro passo é procurar uma delegacia policial e denunciar a agressão. Em seguida, é necessário procurar o auxílio da Defensoria Pública ou de um advogado, caso seja necessário requerer em juízo a adoção de medidas protetivas para garantir a segurança da mulher – afirmou a Defensora Pública Sula Omari.

A Defensora Pública aponta o silêncio como um dos principais empecilhos para acabar com a violência doméstica e familiar. A dependência econômica, a preocupação com os filhos e o desconhecimento da rede de serviços para a proteção à mulher são outros fatores apontados pelas vítimas.

No município do Rio de Janeiro, o Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher Vítima de Violência - Nudem, situado na Rua México 168, 3° andar, Centro do Rio, oferece assistência jurídica especial às mulheres. Em todo o estado, o atendimento pode ser obtido nos núcleos de primeiro atendimento da Defensoria Pública existentes nos bairros. Mais informações pelo telefone 0800-285-2279.

A palestra da Defensora Pública faz parte da programação da 8ª Semana da Mulher Mais Solidária, promovida pelo Hemorio de 24 a 27 de maio.

A mesma temática foi abordada pela coordenadora do NUDEM em evento promovido pelo Centro de Referência de Mulheres da Maré, na quinta-feira, 26, e na última sexta, 20, no Seminário Políticas públicas e a construção de redes de atenção às pessoas em situação de violência doméstica e sexual, realizado no Hotel Atlântico Copacabana.



VOLTAR