A Defensoria Pública do Rio vai realizar, no dia 14 de novembro, mais uma edição do projeto “Defensoria Pública em Ação na Maré”. O evento tem como objetivo garantir o acesso à justiça aos moradores da comunidade. Nesta edição, a iniciativa é levar atendimento de demandas da área cível e criminal, que serão levantadas pela equipe Redes da Maré e informadas previamente à DPRJ. 

Os atendimentos, que serão realizados pela plataforma Google Meets, irão acontecer de maneira escalonada em três salas virtuais, duas direcionadas à área cível e uma para a criminal. 

— A Defensoria Pública vem fazendo um esforço de aproximação nos territórios de favelas, especialmente no Complexo da Maré. É muito importante repensar as formas que os equipamentos públicos podem se aproximar dessa população, principalmente no período da pandemia. A importância dessa ação da Defensoria está muito ligada a como devemos pensar as práticas para facilitar o acesso à justiça —  destacou a coordenadora da Redes da Maré, Lidiane Malanquini. 

Os interessados em participar do projeto devem buscar a Redes da Maré para fazer o pré-agendamento, por meio do telefone (21) 99924-6462, exclusivamente por mensagem de texto (WhatsApp), de segunda a sexta, de 14h às 17h.

— Diante do sucesso da primeira atividade do projeto Defensoria Pública em Ação de 2020, que teve de ser adaptada com atendimentos virtuais por conta da pandemia do covid-19, optamos por realizar, em conjunto com a Redes da Maré, mais três edições, duas em 2020 e uma em 2021, ao menos por ora. A iniciativa é de extrema importância para garantir o acesso à justiça aos moradores do Complexo da Maré, local que apresenta uma grande demanda pelos serviços da Defensoria Pública — enfatizou a coordenadora geral de programas institucionais da DPRJ e chefe de Gabinete, Carolina Anastácio.

As próximas atividades serão realizadas nos dias 12 de dezembro e 16 de janeiro, de 9h às 15h, também via  Google Meets.



VOLTAR