O novo aplicativo da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) alcançou a marca de 8.920 downloads entre os dias 15 e 21 de outubro. Disponível na Play Store, o Defensoria RJ está facilitando e ampliando o atendimento da instituição. Já são quase 5 mil cadastros e mais de 1.300 agendamentos. 
 
O Defensoria RJ possibilita às pessoas que buscam justiça gratuita ou que já são assistidas pela instituição ter acesso direto à Defensoria de forma mais rápida, prática e cômoda. Ao todo, o aplicativo já conta com 4.570 e-mails confirmados e 2.498 solicitações de verificação de identidade. 
 
Foram 966 documentos validados e 824 devolvidos, 66% deles por dificuldades em verificar a correspondência entre a foto da documentação e do assistido. Apenas três pessoas tiveram a validação negada. Além disso, 175 conversas já foram iniciadas pelo aplicativo e 1.899 notificações foram enviadas.
- Garantir o acesso à justiça vai além da assistência jurídica. Permitir que nossos usuários se valham da tecnologia para ter acesso ao atendimento da Defensoria é um exemplo disso. O número expressivo de adesões ao aplicativo mostra o quanto a ferramenta é necessária para que possamos prestar nossos serviços, sobretudo nesses tempos de isolamento social. Sem dúvida, estamos diante de um divisor de águas na nossa instituição - afirma o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco.
 
Quanto aos agendamentos, foram realizados 1.323, sendo 210 deles (16%), por parte da inteligência artificial (IA). Um total de 1.306 casos foram iniciados diretamente pelo aplicativo, sendo 268 focados em alimentação para os filhos, 119 em divórcio consensual, 82 em oferta de alimentos, 66 em ação de indenização e 61 em divórcio litigioso. 
 
A IA acertou a categoria do caso nas três primeiras sugestões em 84% das vezes, além de sugerir a categoria correta na primeira opção em 66% das ocasiões. Os dados mostram que as categorias mais vezes sugeridas pela Inteligência Artificial são alimentação para filhos (27 vezes), alvará judicial (19 vezes), ação de indenização (19 vezes), divórcio consensual (13 vezes) e regulamentação de visitas (11 vezes).  
 
Já o maior números de acertos em cheia na primeira opção foram alimentação para filhos (21 vezes), alvará judicial (13 vezes), divórcio consensual (12 vezes), guarda e responsabilidade (7 vezes) e oferta de alimentos (7 vezes).
 
O Defensoria RJ é mais uma porta para que o assistido tenha acesso gratuito à justiça. Ele possibilita agendamento de atendimentos tanto remotos quanto presenciais; encaminhamento de documentações; consulta, remarcação e cancelamento de agendamentos; interação entre os usuários e a Defensoria; e informação sobre processos. 

Defensoria RJ, a Defensoria do Rio na palma da sua mão.



VOLTAR