O Podcast Acesso à Justiça, da Defensoria do Rio, foi o vencedor da categoria Mídia Radiofônica do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça deste ano. A instituição também foi finalista em Fotografia, com o projeto O sorriso de Esmeraldina, da fotógrafa Natasha Mastrangelo. 

A premiação, que está na sua 18ª edição, é organizada pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça e acontece durante o Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), que não este ano, em razão do isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19, foi substituído por um seminário virtual. O resultado da premiação foi divulgado hoje.

O primeiro episódio do Acesso à Justiça foi ao ar em 8 de abril do ano passado. O podcast tem como objetivo principal mostrar os bastidores dos casos mais emblemáticos em que a DPRJ atuou, usando como fio condutor diversas questões jurídicas, sociais e, principalmente, sobre os direitos humanos. 

—  Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho coletivo, fruto de muito esforço e ele também vem coroar a valorização da comunicação do serviço público. Quero dedicar esse prêmio a todas as Defensorias Públicas do Brasil, a todos os meus colegas, e, claro, aos nossos assistidos —  destacou a Diretora de Comunicação da DPRJ, Débora Diniz.

Sobre a foto finalista, foi feito o registro de uma das alunas do projeto Acelerando a Escolaridade, Esmeraldina Pereira, que recebeu no ano de 2019, tratamento odontológico na Clínica Odontológica de Ensino (COE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O tratamento foi possível devido à parceria entre a Defensoria Pública e o Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ).

O Acelerando a Escolaridade, que existe desde 2017, é realizado com o apoio da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj), do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) e do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDEDH) da DPRJ.

O prêmio abrange 13 categorias e 198 competidores, de 43 instituições participantes. Defensorias e associações de defensores concorreram com 12 projetos diferentes.



VOLTAR