Os desafios de garantir o acesso à educação em tempos de coronavírus foi umas das pautas discutidas durante a visita do novo secretário estadual de Educação Comte Bittencourt à sede da Defensoria Pública do Rio na tarde desta segunda-feira (28).

Para o secretário, a parceria com a Defensoria é uma boa oportunidade para garantir a redução dos prejuízos causados pela pandemia no âmbito da educação, especialmente entre crianças e adolescentes. 

— Viso compartilhar com a instituição esse imenso desafio, especialmente nesses tempos tão difíceis. É necessário encontrarmos um caminho e viemos aqui esperando o melhor dessa contribuição — salientou Bittencourt. 

Ao longo dos anos, a Defensoria vem promovendo diálogos e cumprindo seu papel na luta por uma educação mais acessível e igualitária para todas e todos. Para o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, essa parceria é indispensável.

— Temos seguido o projeto que é focado nessa comunicação massiva com a Secretaria de Educação. Estamos sempre atentos aos dados, aos canais de escuta, e é extremamente necessário continuarmos fortalecendo o diálogo nesse tema fundamental para o Estado — disse Rodrigo.

Durante o encontro, o  coordenador de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rodrigo Azambuja, e a subcoordenadora da Infância e Juventude, Beatriz Cunha, aproveitaram para reforçar os problemas enfrentados pelos alunos que não estão tendo acesso à merenda escolar e sobretudo aqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social, como os jovens em conflito com a lei.

Também participaram da reunião a subdefensora pública-geral, Paloma Lamego, e a coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva, Thaisa Guerreiro, que abordaram a importância da questão sanitária e a proteção desses alunos e profissionais da área de educação.

 

Texto: Jéssica Leal



VOLTAR