Contentes e renovados com a nova etapa na carreira, três defensores públicos promovidos para a Classe Especial foram homenageados, na manhã desta sexta-feira (04), em solenidade realizada em sessão do Conselho Superior. A cerimônia aconteceu no formato online, por meio da plataforma zoom e foi transmitida pelo canal da DPRJ no Youtube.

A homenagem foi iniciada com o pronunciamento do corregedor-geral, Nilton Honório, que parabenizou os defensores promovidos.

– É um prazer imenso estarmos reunidos para comemorar este momento especial. A promoção de vocês é um sopro de renovação para a nossa instituição, é uma oportunidade de agregarmos novas ideias e melhorarmos ainda mais o nosso ofício  – pontuou Nilton. 

Em seguida, o defensor público-geral e presidente do Conselho Superior, Rodrigo Pacheco, iniciou seu pronunciamento dizendo que considera importante que a Defensoria passe a realizar eventos que marquem algumas passagens como a cerimônia de homenagem aos defensores aposentados, que aconteceu em agosto, e claro, a posse dos novos colegas na classe especial. 

– Fico feliz em dizer que vocês chegaram ao último patamar da carreira que marca a luta pela manutenção de uma jurisprudência favorável aos nossos usuários. São colegas com muitos anos de serviço, que viverem várias etapas da defensoria e vão poder agregar muito. O nosso grande desafio é aproximar cada vez mais o primeiro grau da classe especial, para que haja uma grande atuação estratégica do início ao fim. É fundamental essa conexão de pessoas com vivências e olhares diferentes. Parabéns pela promoção e muito sucesso nesta nova etapa da defensoria pública! – declarou Pacheco.

 

Os homenageados

Na Instituição desde maio de 1994, Claúdia Viana teve várias designações ao longo desses 26 anos. Sua primeira locação foi na Comarca de Saquarema e posteriormente as titularidades do Núcleo de Inhaúma, 11ª  Vara da Capital e a última antes da promoção, 1ª e 4ª Jecrims da Capital.  Ela foi a primeira defensora que recebeu a homenagem  em razão da promoção à Classe. Seu padrinho de cerimônia foi o defensor Orlindo Elias Filho e sua madrinha foi a defensoria Vânia Renault, que destacou a dedicação da colega.

– Me sinto muito honrada e emocionada de ser madrinha da Cláudia. Nos conhecemos há mais de 20 anos atrás quando ela era minha estagiária na  32ª Vara Criminal. Naquela ocasião ela já se sobressaia como uma profissional diferenciada, focada no seu trabalho e principalmente fervorosa na defesa de seus assistidos. Eu tenho certeza que a vinda da Cláudia para a classe especial resultará em uma contribuição Imensa para a Instituição – disse Vânia.

Em seguida, o defensor público Paulo César Barroso recebeu a homenagem. Paulo César iniciou na defensoria em 1982 na Coordenação de Assistência Jurídica. Em 1987 passou a ser Técnico de Procuradoria com a Criação da Procuradoria Geral e em 1994 ingressou na carreira pelo décimo concurso. Ele foi apadrinhado pelos defensores Marília Leitão e Paulo Ramalho.

Durante seu discurso, o defensor se emocionou ao contar sua trajetória pela instituição.

– Confesso que estou muito emocionado. Quando entrei na Defensoria em 1982 eu não imaginava que eu chegaria até esse momento. Gostaria de agradescer a todos aqueles me ajudaram nessa jornada. Tambem quero parabenizar meus colegas que estão entrando na classe especial junto comigo. Estou muito honrado, muito obrigado – conta Paulo César.

Membro da instituição também desde maio de 1994, a defensora pública Rosely Farias foi a terceira a receber a homenagem. Sua primeira designação foi na Comarca de Engenheiro Paulo de Frontin, passando por diversas outras locações, sendo a última o Juizado da Violência Doméstica da Barra da Tijuca. Rosely foi apadrinhada pelo defensor Arnaldo Goldenberg, que homenageou a amiga. 

– Querida Rosely, estou muito honrado de ter sido escolhido para ser seu padrinho nesta cerimônia. Ganhamos muito com a sua promoção, você é uma defensora muito ética e comprometida com a defesa de seus assistidos. Sua atuação sempre foi marcante e continuará sendo! – disse Arnaldo.  

A defensora Tereza Maria de Oliveira também foi promovida a Classe especial, mas não pode participar da homenagem.

Também estiveram presentes na cerimônia o 1º subdefensor-geral do Estado, Marcelo Leão; a subdefensora pública-geral, Paloma Lamego; o ouvidor-geral, Guilherme Pimentel; a presidenta da ADPERJ, Andréa Sena; e os defensores Juliana Lintz; João Helvecio, Rômulo Araújo; Fátima Saraiva; Fernanda Lima e Raphaela Jahara.

 

Texto: Jéssica Leal



VOLTAR