A prefeitura de Duque de Caxias acatou recomendação da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), que está em atuação conjunta com o Ministério Público Federal (MPF), e irá preservar o terreno onde se encontra o Terreiro da Gomeia. Na última semana, o município havia anunciado a construção de uma creche no local. Movimentos de religiões de matriz africana também reivindicaram a manutenção do espaço, considerado sagrado por eles.
 
O município se comprometeu a fazer o cercamento e a limpeza do terreno. Informou também que irá alterar o local onde será construída a creche anunciada. A Defensoria seguirá acompanhando os processos administrativos do terreno onde a população da Gomeia espera conseguir a construção de um centro cultural de referência afro-brasileiro.
 
Segundo a defensora pública Alessandra Bentes, do Núcleo de Atendimento Cível de Duque de Caxias, “a DPRJ continuará atuando até que o processo de tombamento do local seja finalizado, bem como a desapropriação para que sejam pagas as devidas indenizações e também para a manutenção do terreno.” 
 
– É uma vitória quanto ao reconhecimento da importância histórica e cultural religiosa daquele local – afirmou a defensora que atuou na recomendação. 
 
Na última quinta (22), a Defensoria encaminhou recomendações ao prefeito e aos secretários municipais de Educação, Cultura e Turismo, Obras e Urbanismo e de Governo de Duque de Caxias. Entre outros pontos, o documento solicitava construção imediata de um muro em volta do terreno para preservar o acesso e respeitar a religiosidade exercitada no local.



VOLTAR