Os 110 Polos de Atendimento Remoto (PARs) e cinco Polos de Plantões Diurno Remoto (PPDRs) alcançaram a marca de 221.943 atendimentos realizados durante a pandemia. Os PARs foram criados pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) em 23 de março para manter a assistência durante o isolamento social. Os dados são do início do atendimento até o último dia 5 de julho.
 
O levantamento semanal aponta que foram atendidas, dos dias 29 de junho e 5 de julho, 24.580 demandas. Esta é a terceira maior marca desde a criação dos polos ficando atrás apenas da semana de 22 a 19 de junho, que registrou 26.082 atendimentos, e a semana de 15 e 21 de junho, com 25.005 atendimentos. 
 
A área mais procurada durante a última semana foi da família, com 7.812 demandas atendidas. Em seguida vêm as áreas cível (3.899), execução penal (3.571), saúde pública (2.490), criminal (1.987), fazenda pública (1.119), infância (653) e violência doméstica (511). Foram realizados também 1.679 atendimentos enquadrados em assuntos não jurídicos. Nesse período foram requeridas 483 medidas de urgência, sendo 125 delas deferidas.
 
Para pacientes diagnosticados ou suspeitos da Covid-19 foram três requerimentos de urgência. Os dados dos pedidos relacionados ao novo coronavírus foram introduzidos no formulário em abril. Até o momento foram contabilizados 288 atendimentos e 267 medidas de urgência deferidas. 
 
Atendimentos aumenta a cada mês
Relatório com os atendimentos remotos realizados de 23 de março a 30 de junho mostra aumento da procura mês a mês na modalidade remota. Em março, contabilizando-se apenas os dias 23 a 31, os polos de atendimento atenderam 8.171 demandas. Em abril, o número de atendimentos a distância saltou para 34.384. Em maio, por sua vez, foram 67.432 usuários foram atendidos. Em junho, esse número alcançou a marca de 97.845. Excluem-se do levantamento os dias 18, 19, 21, 22 e 23 de abril. 
  
As áreas mais procuradas, desde o dia 23 de março até 30 de junho, foram família (57.807 demandas atendidas no período), execução penal (29.996), cível (29.210), criminal (24.864), saúde pública (24.685), fazenda pública (11.570), infância (4.925) e violência doméstica (4.738). Foram realizados também 9.637 atendimentos enquadrados em assuntos não jurídicos.

Regiões com maior procura
Segundo o relatório seminal, de 29 de junho a 5 de julho os polos com maior procura foram o da Região 2 que compreende as cidades de Guapimirim, Itaboraí, Magé, Vila Inhomirim, Niterói, São Gonçalo e Alcântara, além do Juizado Fazendário da Região Oceânica. Foram 2.684 atendimentos. 

Logo em seguida vem a Região 1 com 2.427 atendimentos para as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Nilópolis, Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados e São João de Meriti. 

A 12ª Região foi a terceira do ranking, contabilizando 2.265 atendimentos em Campos dos Goytacazes, Italva, Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, além do Núcleo de Custódia de Campos.

Os núcleos especializados foram o que tiveram maior procura, com 3.810 usuários atendidos na semana passada. 
 
Os polos de atendimento remoto e os plantões diurnos atendem via Whatsapp, celular e e-mail, sem a necessidade de deslocamento. Os contatos estão disponíveis em: https://coronavirus.rj.def.br/

Acesse o relatório com o balanço da semana. 
Acesse o relatório com o balando de 23 de março a 30 de junho. 



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