Na semana passada, DPRJ registrou média de 2.945 usuários atendidos por dia

 

Em dois meses, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) realizou 89.215 atendimentos a distância. É o que mostra levantamento sobre os polos criados pela instituição para atender à população de forma remota durante o período de isolamento social decretado pelo plano de contingência ao novo coronavírus. O número se refere ao período de 23 de março, quando os polos entraram em funcionamento, até o último domingo (24). 

No balanço apenas da última semana (ou seja, de 18 a 24 de maio), a Defensoria Pública atendeu 14.804 usuários a distância por meio dos 110 Polos de Atendimento Remoto (PARs) e dos cinco Polos de Plantão Diurno Remoto (PPDRs), que funcionam nos fins de fins de semana, feriados e pontos facultativos. No período, foram requeridas 623 medidas de urgência, das quais 124 foram deferidas pela Justiça do Rio.

Em média, a DPRJ registrou 2.945 usuários atendidos por dia ao longo da semana passada. O total entre os dias 18 e 24 de maio é 5% maior que o registrado na semana anterior. 

A área mais procurada no período foi família, com 4.982 usuários atendidos. Na sequência, destacam-se os campos cível (2.215), criminal (1.961), saúde pública (1.493), execução penal (1.002), fazenda pública (888), infância (406) e violência doméstica (343). A Defensoria Pública também registrou 731 atendimentos classificados como “outros não jurídicos”.

Entre os casos atendidos, destacam-se os decorrentes da Covid-19. Na semana passada, foram 36 atendimentos realizados que resultaram na propositura de quatro medidas de urgência para requerer o tratamento devido aos pacientes.

Regiões mais procuradas
O PAR que registrou maior demanda foi o da Região 1, que abrange as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Nilópolis, Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados e São João de Meriti. Ao todo, foram 1.966 usuários atendidos nessas localidades.

O segundo PAR mais procurado foi o da Região 2, com 1.404 atendimentos realizados em Guapimirim, Itaboraí, Magé, Vila Inhomirim, Niterói, São Gonçalo e Alcântara. O polo de atendimento da Região 12 foi o terceiro com mais procura. Ao todo, foram 1.201 usuários atendidos nas cidades de Campos do Goytacazes, Italva e Cardoso Moreira, São Fidelis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.   

Simultaneamente aos Polos Remotos, também estão funcionando de forma remota a Ouvidoria e a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da DPRJ, por meio do número de utilidade pública 129. A ligação é gratuita. Todos os contatos se encontram no site https://coronavirus.rj.def.br. 

O contato pode ser feito por meio do WhatsApp, celular e e-mail, sem a necessidade de deslocamento nesse período de quarentena.



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