A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) atendeu 69.733 usuários a distância entre os dias 23 de março e o último domingo (17). É o que mostra balanço da instituição referente aos Polos de Atendimento Remoto (PARs), criados pela instituição para receber as demandas da população durante o período de quarentena imposto pelo novo coronavírus.

O último levantamento mostra que os 110 PARs criados pela instituição mais os cinco Polos de Plantão Diurno Remoto (PPDRs), que atendem nos fins de semana, feriados e pontos facultativos, realizaram 14.029 atendimentos por meio do WhatsApp, celular e e-mail apenas na semana passada.

Foram 13.897 atendimentos nos dias úteis e 132 no final de semana. De acordo com o balanço, a quantidade de atendimentos aumentou 11% em relação à semana anterior. A média registrada entre os dias 11 e 17 de maio foi de 2.779 atendimentos por dia. O trabalho resultou na propositura de 584 medidas de urgência para assegurar direitos diversos, das quais 109 foram deferidas.

A área mais procurada na semana passada foi família, com um total de 4.320 usuários atendidos. Na sequência, destacam-se as áreas cível (2.162), criminal (2.071), saúde pública (1.620), fazenda pública (886), execução penal (808), Infância (399) e violência doméstica (345). A Defensoria Pública também registrou 590 atendimentos classificados como “outros não jurídicos”.

Entre os casos atendidos, destacam-se os decorrentes da Covid-19. Na semana passada, foram 24 atendimentos realizados que levaram a 23 medidas de urgência requeridas para requerer o tratamento devido aos pacientes.

A procura foi maior nos PARs da Região 1, que abrange as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Nilópolis, Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados e São João de Meriti. Ao todo, foram 2.020 usuários atendidos nessas localidades.

O PAR da Região 2 foi o segundo mais procurado, com um total de 1.392 atendimentos realizados pelos polos de Guapimirim, Itaboraí, Magé, Vila Inhomirim, Niterói, São Gonçalo e Alcântara. Depois destacam-se, encontram-se as regionais da DPRJ na capital do Rio, com 1.096 usuários atendidos na semana passada.

Simultaneamente aos Polos Remotos, também estão funcionando a Ouvidoria e a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da DPRJ também estão funcionando de forma remota por meio do número de utilidade pública 129. A ligação é gratuita. Todos os contatos se encontram no site https://coronavirus.rj.def.br.



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