Por recomendação da Defensoria Pública, o Estado do Rio e o Município do Rio estão adaptando a campanha contra a covid-19 e garantindo acessibilidade do conteúdo às especificidades das pessoas com deficiência, especialmente as surdas e as com deficiência auditiva e/ou visual.   Já estão no ar, nas mídias sociais e nos sites oficiais da secretaria estadual de Saúde, por exemplo, peças com tradução em libras e vídeos legendados e com audiodescrição.

A campanha contempla também cards com informações sobre cuidados específicos a serem adotados por pessoas com deficiência, como a higienização de cadeiras de rodas, bengalas e próteses.

— Ficamos satisfeitos com o retorno que obtivemos, que permitiu a solução sem a judicialização. A demanda foi para nós apresentada pela sociedade civil, que reclamava que as campanhas, vídeos e cartilhas divulgadas sobre a Covid-19 não eram acessíveis e não atentavam para as questões específicas das pessoas com deficiência. Mas seguiremos atentos a fim de garantir que a Recomendação continue sendo observada nos próximos materiais divulgados — resume o coordenador do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Nuped) da Defensoria, Pedro González, que assina a recomendação com o também defensor público Valmery Jardim.

A recomendação do Nuped foi encaminhada à Prefeitura e ao Governo do Estado no último dia 7.  Em menos de uma semana, o Município comunicou oficialmente que adaptaria a linguagem da cartilha de enfrentamento ao coronavírus e incluiria informações voltadas mais diretamente a pessoas com deficiência.

O governo do Estado também respondeu positivamente logo em seguida até que, no dia 22, enviou ofício com links para parte do material já publicado no Facebook, no Instagram, no site da secretaria de saúde e em hotsite dedicado exclusivamente ao enfrentamento do vírus.  O conteúdo nas mídias sociais conta com a funcionalidade “para cego ver”, que descreve imagens e gráficos.

Até mesmo as entrevistas coletivas de autoridades do estado sobre o assunto, realizadas à distância, pela internet, passaram a contar com tradutor de libras.  Está em produção ainda vídeo sobre a covid-19 com legendagem, audiodescrição e “para cego ver”.



VOLTAR