A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro encerrou a primeira semana de funcionamento dos Polos de Atendimento Remoto (PARs) com 4.515 usuários assistidos, sendo 1.097 apenas na última sexta-feira (27). Nesse dia, foram requeridas 240 medidas de urgência na Justiça fluminense, que também trabalha em regime diferenciado em razão da pandemia do coronavírus. 

A Defensoria Pública criou 110 polos para atender à distância casos urgentes. Os atendimentos começaram na segunda-feira (23) da semana passada. Os contatos, disponíveis no site https://coronavirus.rj.def.br, é feito por WhatsApp, celular e e-mail, sem que o usuário precise sair de casa. A medida atende ao plano de contingência contra a COVID-19 em vigor no Rio.  

A procura novamente foi maior nos núcleos especializados (366 usuários) e, depois, nos PARs da 11ª Região (127) e da 1ª Região (114). As áreas atendidas foram execução penal (273), criminal (226), família (161), saúde pública (148), cível (133), infância (58), fazenda pública (36) e violência doméstica (23). 

Entre os atendimentos, destaca-se o caso de uma mulher de Belford Roxo que, apesar de ter obtido, por intermédio da Defensoria Pública, determinação judicial favorável a transferência hospitalar para a mãe, se viu surpreendida com a decisão da unidade de saúde em dar alta à paciente em razão das pessoas com coronavírus sendo atendidas local. A usuária foi instruída sobre como proceder no caso. Também houve pedidos para compra de medicamentos e de liberdade provisória. 

Acesse a íntegra do balanço: https://bit.ly/3auhSMH 
Saiba mais: https://coronavirus.rj.def.br



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